segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Chouriças Caseiras

A minha última experiência do ano 2011 foi fazer chouriças. Cresci a ver a minha avó, a minha tia e a minha mãe a fazê-las e estava convicta de que seria capaz, e a verdade é que fui. A experiência foi bem sucedida, e a prova disso é que as chouriças estão mesmo muito boas.


Ingredientes:
Pá de porco (com alguma gordura)
Sal q.b.
Louro q.b.
Colorau q.b.
alho q.b.
piri-piri q.b.
vinho tinto ou branco q.b. (usei tinto para dar cor às chouriças)

Tripa (para chouriças)
limões
alho q.b.
vinho tinto ou branco q.b.

Preparação:
Corta-se a carne em pedaços pequenos. Num recipiente com tampa e que não seja de plástico, coloca-se a carne, tempera-se a gosto e cobre-se com o vinho.
Deixa-se a carne marinar por 8 dias e mexe-se pelo menos uma vez por dia.
No 6º dia, lavam-se muito bem as tripas com água tépida e sabão azul. Depois de bem lavadas deixam-se ficar de molho em sumo de limão por um periodo de 2 a 3 horas. Espremem-se bem as tripas e para terminar ficam até ao 8º dia em vinho de alhos.
Findo o tempo, enchem-se as tripas com a carne e formam-se as chouriças, as quais vão ao fumeiro até secarem.

1 comentário:

Inês disse...

Que lindas! Corzinha tao bonita! Também vou iniciar essa arte. Vamos lá a ver como sai :)