Mostrar mensagens com a etiqueta Doces Compotas e Conservas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Doces Compotas e Conservas. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Cabazes de Natal

A pensar já no Natal...
Se houver interessados... é só dizer!


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Coalhada de Limão (Lemon curd)

Se para alguns cozinhar bem requer um dom para outros o que vale é a experiência, e eu infelizmente não tenho o dom. E por isso quando tentei fazer a coalhada só saio bem na 3ª tentativa.
Ou ficava cozida demais, ou talhava. Até que li pela enésima vez o meu livro "Doces, compotas e conservas" e percebi até que ponto devia cozer a coalhada. Ficou divinal!
O curd mais conhecido deverá ser mesmo o de limão, e não admira pois o contraste doce e ácido fica sublime, mas pode ser feita com outra fruta como framboesas, maracujás, laranjas e limas.
Outra variante da receita consiste em substituir a manteiga por natas, mas essa fica para a próxima.
Para quem não sabe a coalhada é usada para rechear e decorar todo o tipo de bolos, para barrar em bolachas, tostas e pão, para incorporar em natas batidas, regar gelados e merengues.
No meu caso, fiz a coalhada para colocar no fundo dos copos de iogurte ou até mesmo na superfície depois de fermentados. 


Ingredientes:
2 limões
2 ovos
40 g de manteiga sem sal
150 g de açúcar

Preparação:
Num tacho bate-se bem os ovos com o açúcar, acrescenta-se o sumo e a raspa dos limões, e a manteiga.
Leva-se ao lume brando sem parar de mexer de modo a evitar que coalhe ou pegue ao fundo do tacho. É muito importante não deixar a mistura levantar fervura.
Deverá obter a consistência de natas simples, o que deve corresponder +/- a 5 mins de cozedura a contar do momento em que toda a manteiga derrete.
Guarda-se em frascos que devem ficar no frigorífico até ao máximo de 3 meses se não for aberto, e no máximo de uma semana se o abrir.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Doce de Batata-doce

Na minha família nunca se usou batata-doce para nada. Aliás, eu nem sabia como a confeccionar.
Até que há dias descobri numa revista que podia ser usada para fazer bolos e doces. Como sou doida por fazer doces e o Natal também está ai à porta, decidi experimentar fazer o doce para juntar às prendinhas.
O gosto é fantástico, a textura é diferente mas agradável. Adorei ...


Ingredientes:
1 Kg de batata-doce
1 Kg de açúcar
600 ml de água
1 paus de canela
1 casca de limão

Preparação:
Começa-se por cozer a batata-doce, e reduz-se a puré no fim de estar cozida.
Noutro tacho junta-se a água com o açúcar, a casca de limão e os paus de canela e deixa-se ferver por 15 mins. Adiciona-se o puré à calda e deixa-se cozer até obter a consistência desejada.