segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pavlova de Baunilha

Deste o dia que a minha amiga Lu me disse que as claras podiam ser congeladas que as guardo religiosamente para as podes usar futuramente.
Eram só 5 e nem davam para o meu apreciado Molotof nem para o Bolo de Claras que ando para experimentar e acabei por me decidir pela Pavlova. Mais uma receita com nome estranho, do qual que nunca ouvi falar mas que me agradou bastante, pois parece um suspiro achatado com o interior húmido. Na minha opinião a combinação com o chantily e o doce é perfeita, e recomendo a quem experimentar acompanha-la sempre com algum doce.


Ingredientes:
5 claras
20 colheres (de sopa) de açúcar
2 cloheres (de chá) de maizena
1 colher (de chá) de sumo de limão (ou pode substituir por vinagre de vinho branco)
1 pitada de sal
aroma de baunilha q.b.
200 ml de natas
5 colheres (de sopa) de açúcar
doce de morangos

Preparação:
Batem-se as claras com uma pitada de sal até começarem a ficar firmes; adicionam-se as 20 colheres de açúcar e continua-se a bater ate ficarem completamente firmes; acrescenta-se o aroma de baunilha, a maizena e o sumo de limão e envolve-se bem. Coloca-se o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal e leva-se ao forno pré-aquecido a 120ºC durante 1 hora; findo o tempo desliga-se o forno e deixa-se a pavlova no forno até arrefecer completamente.
Tranfere-se a pavlova para um prato e batem-se as natas com o restante açúcar até ficar em chantily; cobre-se a pavlova com o chantily e decora-se com doce de morango.

Sem comentários: